Os profissionais não se alimentam de forma adequada, fazem poucos exercícios e se estressam muito…
Conheça, agora, alguns mandamentos para manter a saúde física e mental sob controle
1 Corpo em forma:
Segundo Centro de Medicina Preventiva do Hospital Albert Einstein, em um estudo realizado em 2011, a maioria dos profissionais apresentava sobrepeso e circunferência abdominal, acendendo, assim, o sinal de alerta para síndrome metabólica. Essa síndrome engloba colesterol alto, hipertensão e diabetes. Um dos fatores por trás do quadro é o sedentarismo. “Manter-se ativo fisicamente, além de atenuar as ameaças para a saúde, aumenta a disposição e melhora a produtividade”, recomenda o Professor Lancha Jr.
Então, se a agenda apertar, dar uma volta no quarteirão quando for almoçar ou subir as escadas em vez de usar o elevador faz diferença, os ganhos aparecem e motivam a continuar.
2 Cardápio equilibrado:
Aqui a orientação é não pular o café da manhã, priorizar um cardápio leve e não ficar muitas horas sem comer.
Em um levantamento feito pela área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da antiga Editora Abril sobre os impactos da rotina moderna em Busca Pela Vida Saudável, 35% dos participantes alegam o dia a dia corrido como uma das barreiras para ter uma alimentação saudável.
“Se já sabe que vai ter um dia difícil, programa-se para almoçar ao menos uma salada. Não é o ideal, mas não se alimentar é pior, até porque atrapalha o rendimento”, alertam os nutricionistas.
O importante é driblar a fraqueza, a indisposição e a sonolência. Sintomas da fome oculta, síndrome cada vez mais comum no mundo e que é resultado de um cardápio pobre em vitaminas e minerais
3 Pausas para respirar:
De acordo com a International Stress Management Association no Brasil, que ouviu mais de mil profissionais, em 2015, a maioria desses profissionais relatam um quadro agudo de ansiedade.
A psicanalista Luciange Chiadreti, que se dedica ao estudo do estresse, faz três recomendações:
“Para enfrentar momentos de pressão, puxe o ar profundamente pelo nariz, inflando a barriga como se fosse um balão. E vá soltando devagar pelo nariz. Essa técnica aumenta o fluxo sanguíneo na área do cérebro associado ao controle emocional. Outra medida que costuma dar resultados duradouros é ampliar a sensação de gratidão com trabalhos voluntários ou um hobby. E por último faça terapia!”
4 Sono em dia:
Reduzir as horas de sono para dar conta das demandas é um perigo.
As noites maldormidas provocam dificuldades de concentração e de tomadas de decisão, obrigando um ritmo ainda mais intenso de trabalho.
Para escapar desse ciclo vicioso, evite comidas pesadas, bebidas alcoólicas ou estimulantes algumas horas antes de ir para cama.
E aprenda a se desconectar do celular.
5 Tempo sob controle:
Não estabelecer limites, ficar disponível para o trabalho, inclusive no fim de semana, e exigir o mesmo da sua equipe de trabalho tem o seu preço”, ressalta Luciane Chiadreti, psicanalista e psicopedagoga.
Assim, para ser um bom profissional é indispensável administrar bem a agenda.
Fonte:
Revista Exame – Edição 113